Caro educador, você é apaixonado pelo que faz? Você se inquieta o tempo todo com a sua prática?
Você sente necessidade de estar em constante evolução?
Você conhece o modelo SAMR? Sabe como aplicá-lo?
Aprecie o vídeo abaixo para encontrar algumas respostas.
Prof. Lúcia Ferreira
Se você procurar no dicionário, descobrirá que um dos significados de confraria é "Conjunto de pessoas que exercem a mesma profissão ou têm o mesmo modo de vida". Por esta razão escolhi este nome para o blog, aqui pretendo compartilhar experiências, projetos, acertos, erros e aquela maravilhosa sensação de ver o brilho nos olhos de nossos alunos.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Programação de Games e Poesia - 1º ano D 2018
Caro leitor, foi um desafio grande trabalhar a programação de games com crianças tão pequenas, em idade de alfabetização mas o resultado valeu a pena e nossos alunos transformaram-se em produtores de conteúdo e criaram uma versão animada dos poemas escritos em sala de aula.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
Programação de Games e Poesia - 1º ano C 2018
Caro leitor, foi um desafio grande trabalhar a programação de games com crianças tão pequenas, em idade de alfabetização mas o resultado valeu a pena e nossos alunos transformaram-se em produtores de conteúdo e criaram uma versão animada dos poemas escritos em sala de aula.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Scratch na sala de aula
Caro leitor, clique sobre os respectivos links para apreciar os jogos criados pelos alunos.
Estúdio do 5º ano 2016
Estúdio do 5º ano A 2017
Estúdio do 5º ano B 2017
Estúdio do 5º ano A 2018
Estúdio do 5º ano B 2018
Estúdio do 5º ano C 2018
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
Estúdio do 5º ano 2016
Estúdio do 5º ano A 2017
Estúdio do 5º ano B 2017
Estúdio do 5º ano A 2018
Estúdio do 5º ano B 2018
Estúdio do 5º ano C 2018
Programação de Games e Poesia - 1º ano B 2018
Caro leitor, foi um desafio grande trabalhar a programação de games com crianças tão pequenas, em idade de alfabetização mas o resultado valeu a pena e nossos alunos transformaram-se em produtores de conteúdo e criaram uma versão animada dos poemas escritos em sala de aula.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Programação de Games e Poesia - 1º ano A 2018
Caro leitor, foi um desafio grande trabalhar a programação de games com crianças tão pequenas, em idade de alfabetização mas o resultado valeu a pena e nossos alunos transformaram-se em produtores de conteúdo e criaram uma versão animada dos poemas escritos em sala de aula.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Agradeço à todos os envolvidos no processo.
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
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programação de games
terça-feira, 9 de outubro de 2018
O que é "Pensamento Computacional"?
Há inúmeras definições:
“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)
Acesse http://www.computacional.com.br/ para encontrar mais definições, materiais, atividades off-line, links úteis e muito mais.
Prof Lúcia Ferreira
“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)
Acesse http://www.computacional.com.br/ para encontrar mais definições, materiais, atividades off-line, links úteis e muito mais.
Prof Lúcia Ferreira
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Currículo de Tecnologia e Computação
Caro educador, se você, assim como eu, adora compartilhar boas práticas de educação, então acesse o link para encontrar um currículo de referência de Tecnologia e Computação destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.
Achei muito interessante a forma como foi estruturada em três eixos: Cultura Digital, Pensamento Computacional e Tecnologia Digital subdivididos em conceitos. Cada conceito, por sua vez, propõe o desenvolvimento de uma ou mais habilidades e sugestões de práticas pedagógicas, materiais de referência e avaliações.
Excelente material.
Prof. Lúcia Ferrreira
FONTE: http://curriculo.cieb.net.br/, acesso 09/10/2018
Achei muito interessante a forma como foi estruturada em três eixos: Cultura Digital, Pensamento Computacional e Tecnologia Digital subdivididos em conceitos. Cada conceito, por sua vez, propõe o desenvolvimento de uma ou mais habilidades e sugestões de práticas pedagógicas, materiais de referência e avaliações.
Excelente material.
Prof. Lúcia Ferrreira
FONTE: http://curriculo.cieb.net.br/, acesso 09/10/2018
sábado, 28 de abril de 2018
Mascotes da Copa no Scratch
Que tal aproveitar a Copa do Mundo como tema para trabalhar a programação com as crianças no Scratch?
Dá só uma olhadinha no exemplo abaixo.
Dá só uma olhadinha no exemplo abaixo.
Com carinho
Prof Lúcia Ferreira
sexta-feira, 2 de março de 2018
Respostas dos "Enigmas do pássaro"
Olá queridos alunos, segue o arquivo com a resposta dos "Enigmas do pássaro" propostos para vocês.
Com carinho
Prof. Lúcia Ferreira
Com carinho
Prof. Lúcia Ferreira
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